“Para Deus, amor não é quanto você beija, é quanto você honra a aliança”, diz pr. Jucélio

  • 23/08/2024
“Para Deus, amor não é quanto você beija, é quanto você honra a aliança”, diz pr. Jucélio
“Para Deus, amor não é quanto você beija, é quanto você honra a aliança”, diz pr. Jucélio (Foto: Reprodução)

O pastor Jucélio de Souza, do ministério Mevam, foi o novo convidado do podcast Café Com Eles, apresentado pelo pastor Rodrigo Salvitti, em parceria com o Guiame.

Na ocasião, Jucélio — que ministra para famílias — falou sobre o papel do homem e da mulher no casamento.

Ele relembrou que quando se converteu e casou, passou por um processo de espera pela conversão da esposa, Luciana de Souza. Após ser confrontado pela Bíblia, o pastor entendeu o que a Palavra de Deus diz sobre a mulher no casamento.

“Eu me voltei para minha esposa. Em poucos meses, ela se converteu, mas eu precisei fazer uma escolha. Eu parei tudo. Eu parei mesmo o ministério. Chamei o pastor e disse: ‘Eu não vou fazer mais nada na igreja. Eu vou viver para minha esposa. Se um dia o Senhor disser que tem algo para mim, Ele vai colocar ela dentro desse projeto’”, disse Jucélio.

Hoje, o testemunho do casal é uma referência para muitas famílias. 

‘Fundamento do Casamento’

Falando sobre relacionamento, Jucélio explicou que o fundamento do casamento, é a aliança: “Nós perdemos o conceito de aliança. E Jesus disse que a vinda do Filho do Homem seria como nos dias de Noé: ‘Casavam-se e davam-se em casamento’. O conceito de aliança não existiria mais. Deus escolheu amar a partir da aliança. Não tem nada que Deus faça que não seja por meio da aliança”. 

“Quando a Bíblia fala que ‘o que Deus uniu, o homem não separe’, Ele não está falando necessariamente que uniu José e Maria, mas que uniu o conceito chamado aliança. Então, todo o nosso foco hoje, no nível de matrimônio, está pautado em relacionamento. Só que relacionamento não sustenta uma aliança. Uma aliança sustenta o relacionamento, e o relacionamento não protege uma aliança. Uma aliança protege o relacionamento. Para Deus, amor não é o quanto você beija e abraça, é o quanto você honra a aliança”, acrescentou o pastor. 

Para ele, os cristãos perderam o conceito do fundamento da aliança porque estão sempre pautados no mundo relacional. 

“A igreja tem o conceito de família numa ação pastoral, numa ação de oficina de conserto. E família, é uma questão apostólica. Quem escreve sobre família na Bíblia não são pastores, são apóstolos. Por quê? Porque família é o fundamento. A família vem antes da igreja. É um fundamento do Reino de Deus. Nós precisamos revitalizar o conceito de aliança. Sem fundamento, a construção fica vulnerável”, declarou Jucélio.

Famílias em Crise

Refletindo sobre o casamento, Rodrigo falou sobre casais que estão enfrentando crise e sobre o aumento do divórcio nos relacionamentos.

Então, Jucélio aconselhou: “Permaneçam firmes no propósito de Deus. Quando Jesus fala sobre casamento e divórcio, Ele atribui o divórcio à dureza do coração. E o Evangelho não te entrega uma nova receita de como ser bem casado. Ele entrega um novo coração. O Evangelho trabalha a partir de um novo coração”. 

Citando a passagem bíblica em Efésios 2:15, o pastor disse que “Jesus derrubou o muro da inimizade, fazendo de dois povos um”. 

“Paulo fala também que nós carregamos o ministério da reconciliação. A Bíblia fala que Deus fez, em Jesus Cristo, reconciliar todas as coisas. Então, se Cristo não está, a reconciliação não é presente. O coração rendido não é presente. Então, a gente quer resolver os problemas basicamente sem Cristo ou resolver os problemas dentro de um molde evangélico. A gente busca a receita de como fazer o bolo. Mas, a Bíblia não é um livro de como fazer, mas de como se tornar. Porque a Bíblia diz, em João 1:12: ‘Tantos quantos o receberam, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus’. O Evangelho não é o que eu faço, mas quem eu estou me tornando”, afirmou ele.

O pastor também usou o exemplo da mulher samaritana, que encontrou Jesus no poço de Jacó, e explicou que quando Cristo se apresenta a ela, Ele chega para que ela desfrute de um relacionamento duradouro.

“Ele não chegou para deitar com ela e atender suas carências. Chegou para dar um relacionamento duradouro. Quando você não deixa Cristo preencher o vazio, você vai criar uma exigência sobre o seu cônjuge. Por melhor que ele seja, ou por melhor que ela seja, ele não vai preencher um lugar que é o buraco dentro dela que era para ser preenchido por Deus”, afirmou Jucélio.

E continuou: “Essas verdades trouxeram um batismo de consciência para nós. Precisamos conhecer, à luz da Palavra de Deus, o que é casamento, para depois saber ser feliz nele”.

Assista o episódio completo:

Segundo o pastor, se o casamento não tiver o fundamento bíblico, ele tem um prazo de validade: “Fora do modelo de Cristo, ela tem muito pouco a oferecer. Você vê que muitas das dificuldades nos casamentos se originam quando não seguimos esse modelo”.

Jucélio acredita que uma das maiores causas para as pessoas terem divórcios nos casamentos hoje em dia é o endurecimento do coração. 

“Vivemos num tempo de muita intolerância e impaciência, em que as pessoas estão sem disposição para sacrificar ou perseverar. O espírito dos nossos dias é maligno e tem versões diferentes a cada século. O espírito de Jezabel, por exemplo, se manifesta muito no vitimismo, na fragilidade dos homens, onde as mulheres acabam assumindo o papel de resolver tudo”, explicou ele.

E continuou: “Precisamos voltar ao altar de Deus, à aliança com Deus, e deixar que Ele lidere nossas vidas e famílias. Sem isso, continuaremos enxugando gelo, tentando resolver problemas superficiais sem tocar no cerne da questão, que é a rendição completa a Deus e o entendimento do que Ele deseja para nossos casamentos e famílias”.

“A restauração familiar é algo que precisa ser feito a partir do entendimento correto de Deus e do que Ele espera de nós. O que vemos hoje é uma inversão de valores e prioridades. As pessoas estão buscando satisfazer suas necessidades e desejos imediatos, em vez de construir algo duradouro e sólido, baseado nos princípios de Deus”, acrescentou.

Para casais que estão enfrentando dificuldades no casamento, Jucélio orientou: “Deus não desiste de nós, e Ele é o maior interessado em restaurar e salvar o casamento. Mas essa pessoa precisa entender que a restauração começa no altar, no lugar de rendição e entrega a Deus. É necessário entregar todas as expectativas, dores, frustrações e permitir que Deus comece a trabalhar no coração”.

“Em primeiro lugar, é preciso voltar ao primeiro amor, aquele momento em que você se apaixonou por Jesus e fez uma aliança com Ele. É preciso buscar a Deus com sinceridade, em oração, leitura da Bíblia, jejum, e pedir que Ele restaure seu coração, suas emoções. E ao mesmo tempo, é preciso começar a praticar o perdão. Muitas vezes, o que mantém um casamento em crise é a falta de perdão, o acúmulo de mágoas”, afirmou ele.

“O perdão não é apenas um ato único, é um processo. É algo que precisamos escolher fazer todos os dias, até que o nosso coração seja completamente limpo. E Deus é fiel para nos ajudar nesse processo, mas precisamos estar dispostos a perdoar e a seguir em frente”, acrescentou.

Por fim, o pastor declarou: “Nunca devemos esquecer que o propósito de Deus para o casamento é algo muito maior do que apenas a felicidade individual. É sobre refletir a imagem de Cristo e a Igreja, sobre mostrar ao mundo o amor incondicional e a fidelidade de Deus. Quando entendemos isso, nossos problemas e desafios ganham uma nova perspectiva, e encontramos forças para continuar lutando pela nossa família”.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/para-deus-amor-nao-e-quanto-voce-beija-e-quanto-voce-honra-alianca-diz-pr-jucelio.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes