58% dos britânicos que frequentaram a igreja na infância não são mais cristãos

  • 28/03/2025
58% dos britânicos que frequentaram a igreja na infância não são mais cristãos
58% dos britânicos que frequentaram a igreja na infância não são mais cristãos (Foto: Reprodução)

Uma pesquisa recente do Pew Research revelou que a identidade religiosa da Grã-Bretanha – composta por Inglaterra, Escócia e País de Gales – está em transformação, com duas em cada cinco pessoas criadas na fé cristã não frequentando mais a igreja.

A região de tradição cristã e que já foi berço de grandes avivamentos, agora possui mais ateus, agnósticos e seguidores de outras crenças.

O estudo descobriu que 58% dos britânicos que frequentaram a igreja durante a infância, hoje se declaram não cristãos.

57% dos cidadãos que se dizem não religiosos foram criados em família cristãs na Grã-Bretanha.

Nos últimos anos, a quantidade de pessoas que afirmam não ter religião aumentou para 37%, se tornando o segundo maior grupo depois dos seguidores do cristianismo.

O Censo da região também mostra que a porcentagem de cristãos caiu drasticamente. Enquanto em 2001, 71% dos britânicos eram cristãos, hoje apenas 46% se identificam como crentes.

O declínio da fé refletiu na frequência à igreja. A participação semanal nos cultos da Igreja da Inglaterra caiu de 1,6 milhão para 557.000, entre 1960 e 2023.

"A identidade religiosa tem sido usada levianamente no Reino Unido há algum tempo. As estatísticas de hoje, como as do Censo, mostram que a grande população que não acredita em Deus hoje se sente muito menos ligada ao rótulo religioso de sua família, escola ou comunidade”, avaliou Andrew Copson, executivo-chefe da Humanists UK, uma organização do Reino Unido que promove o humanismo secular.

Outros grupos cristãos em crescimento

Porém, para teólogos, embora o congregar em uma igreja formal esteja diminuindo, a fé cristã não está desaparecendo, mas está sendo manifestada de outras maneiras.

Outros grupos cristãos estão experimentando um crescimento na Grã-Bretanha. As igrejas pentecostais tiveram um aumento de 25%, o cristianismo ortodoxo cresceu em 11% e movimentos cristãos mais novos se expandiram em 10%.

Essa expansão, classificada por alguns líderes cristãos como um avivamento, está sendo impulsionada por gerações mais jovens e comunidades de imigrantes.

Declínio da fé no Ocidente

A mudança no cenário religioso também está acontecendo em outros países ocidentais, como Holanda, Suécia, Austrália, França e Espanha.

Na Coreia do Sul, 43% dos criados na igreja abandonaram a fé cristã e 7% se converteram a outra religião.

Já nos continentes africano e asiático, o cristianismo tem experimentado um grande crescimento. Nas Filipinas, Nigéria, Gana, Quênia e Sri Lanka, mais de 92% dos criados cristãos ainda se identificam com a fé, por exemplo.

Contrastando com o cenário europeu, a taxa de cristãos na Hungria e na Polônia continuam altas, 98% e 95%, respectivamente.

FONTE: http://guiame.com.br/gospel/mundo-cristao/58-dos-britanicos-que-frequentaram-igreja-na-infancia-nao-sao-mais-cristaos.html


#Compartilhe

Aplicativos


Locutor no Ar

Peça Sua Música

Top 5

top1
1. sonhos

voz da verdade

top2
2. lugares altos

renascer praiser

top3
3. soldado ferido

junior

top4
4. com muito louvor

cassiane

top5
5. fiel toda vida

rose nascimento

Anunciantes